07/07/2014 - 99% das pessoas com sobrepeso possuem problemas posturais


E quase todos podem ser tratados com a perda de peso

Cerca de 99% dos pacientes com sobrepeso possuem algum tipo de problema postural ou de coluna e quase todos podem ser curados com a perda de peso.

Pesquisas apontam que a cada dez quilos a mais do que o recomendado para o peso da pessoa, as chances de dor nas costas e problemas na coluna aumentam em 20%.

O professor e cirurgião Caetano Marchesini explica que a obesidade é uma porta de entrada para inúmeras doenças que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.

“O excesso de peso sobrecarrega a coluna vertebral, por isso é muito comum encontrar pessoas obesas e com problemas na coluna”, explica o médico. Segundo ele, as pessoas que estão acima do peso e possuem dores nas costas e articulações, devem procurar um especialista.

“Essa orientação é fundamental para que não haja sobrecarga na coluna vertebral e em outras partes do corpo”, completa Marchesini que é – membro titular da Federação Internacional de Cirurgia para Obesidade (IFSO) -.



Sintomas mais comuns

A fisioterapeuta, Raphaela Stephanie Pontes Macchi, especialista em medicina intensiva e medicina cardiorrespiratória, em acumputura, aromatologia e medicina chinesa, na China, conta que a normalmente são diagnosticados em pacientes obesos dores nas articulações, nos joelhos e quadril, problemas cervicais relacionados ao sobrepeso, aumento da curvatura lombar, lordose, formigamento nas pernas, dores no ciático, dor de cabeça e dores nos ombros.

“Tudo isso devido a problemas de postura”, revela Raphaela, que integra a equipe do Dr. Caetano Marchesini e é responsável pela avaliação postural de pacientes que passam por cirurgia bariátrica. “A perda de peso ocasionada pela cirurgia bariátrica ou emagrecimento através de dieta e exercícios físicos, é responsável pela cura dos problemas posturais em 99% dos casos”, relata Raphaela.

Ela conta que as avaliações – realizadas de forma associada entre o profissional de fisioterapia e o educador físico - devem ser feitas antes da cirurgia e no primeiro mês após o procedimento. O objetivo é garantir cuidados especiais com a saúde e a recuperação total do paciente.

Cura

Os resultados do procedimento cirúrgico aliado à prática de atividade física para pessoas que tinham dores na coluna, articulações e problemas posturais impressionam.

“Em três meses 50% dos pacientes reduziram todas as suas alterações posturais e 80% não sentem mais dores. Já nos seis meses decorrentes da cirurgia é difícil ver algum paciente que ainda tenha problemas na coluna ou qualquer tipo de dor”, relata Raphaela.

O educador físico, Fabiano Marques Moreira, mestrando em engenharia biomédica, diz que o acompanhamento de um paciente pós-cirurgia bariátrica é necessário para evitar a perda de músculo ou massa magra.

"Analisamos todo o histórico do paciente para identificar qual tipo de exercício que ele deverá executar, além da força e flexibilidade”, completa o educador físico.

Ele lembra que a prática de musculação traz benefícios metabólicos já que o músculo ajuda a fixar o cálcio nos ossos, evita osteoporose e mantém a sustentação do corpo.

“Sem sustentação a postura que não era adequada pode se tornar ainda pior, por isso as atividades de musculação e atividades aeróbicas são tão importantes para a cura nos problemas posturais”, finaliza Fabiano.

Fonte: ParanaSHop

Mais Notícias

07/07/2014 - 99% das pessoas com sobrepeso possuem problemas posturais
07/07/2014 - Detalhes da lesão que tirou Neymar da Copa
18/06/2014 - Fisioterapia auxilia mulheres nas mudanças corporais após Cancer de mama